Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica
O transtorno é caracterizado por episódios recorrentes em que a pessoa se alimenta de maneira compulsiva. Durante esses episódios a pessoa ingere uma quantidade de comida maior do que o esperado e sente que perdeu o controle sobre o quanto ou o que está comendo.
Além disso, a pessoa se alimenta em uma velocidade acima do normal, ingere comida mesmo sem sensação de fome e somente para quando está desconfortavelmente cheio. Os pacientes costumam fazer essas refeições sozinhos por vergonha de si mesmo. Após esses eventos, há sentimento de culpa ou arrependimento.
Para que seja considerado um transtorno é preciso que a pessoa tenha o sofrimento e que os episódios ocorram pelo menos uma vez por semana nos últimos 3 meses.
Na figura abaixo está representado o ciclo da compulsão alimentar.
O ciclo se inicia quando por um estresse ou uma dieta muito rigorosa o indivíduo sente um forte desejo por comida. Começa então a se alimentar e percebe a perda de controle e um sentimento de culpa; a alimentação passa a ser excessiva. No fim do episódio podem surgir raiva, remorso e frustração que levam novamente a uma nova tentativa de controlar o seus impulsos, reiniciando o ciclo.
Tratamento
O tratamento exige uma equipe multidisciplinar para auxiliar a compulsão. Pode ser necessário uso de medicamentos. O foco não deve ser somente a perda de peso, mas também o controle da compulsão quebrando o seu ciclo, buscar mudanças no estilo de vida, ressignificar o papel da comida em sua vida, reeducação alimentar para o sucesso do tratamento.